Page Nav

HIDE
FALSE
HIDE_BLOG

Bolsonaro desafia Lula para disputa eleitoral em 2026 e reafirma: 'Quem decide é o povo'

O ex-presidente discursou para apoiadores no Recife. Em um discurso inflamado para apoiadores no Recife (PE) nesta segunda-feira (24), o ex...

O ex-presidente discursou para apoiadores no Recife.

Em um discurso inflamado para apoiadores no Recife (PE) nesta segunda-feira (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a decisão sobre o próximo presidente do Brasil cabe exclusivamente ao povo. Ele desafiou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a disputar as eleições de 2026, caso não tema o resultado das urnas.

Quem decide quem será o presidente é o povo, não um burocrata, nem alguém do outro lado. Se ele [Lula] não teme as eleições e diz que defende a democracia, que venha disputar comigo”, declarou Bolsonaro, em meio a aplausos de seus seguidores.

Apesar do tom desafiador, Bolsonaro enfrenta obstáculos legais que podem impedir sua participação no pleito. Condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ex-presidente está inelegível até 2030. Ele criticou a decisão, afirmando que “eles, obviamente, com a ajuda de outro Poder”, buscam barrar sua candidatura.

O cenário político de Bolsonaro se complicou ainda mais na última terça-feira (18), quando o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o denunciou por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. O caso, encaminhado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, relator do processo, pode resultar em uma pena de 12 a 43 anos de prisão, segundo especialistas consultados pelo Poder360.

Enquanto Bolsonaro mantém sua retórica de combate e apelo ao apoio popular, o cenário eleitoral de 2026 promete ser marcado por polarização e debates acirrados sobre democracia e justiça. A resposta de Lula ao desafio ainda não foi divulgada, mas a movimentação do ex-presidente indica que a disputa política continuará a gerar tensões nos próximos anos.

Fique atento às atualizações no Portal Mais Castanhal para acompanhar os desdobramentos desse embate que promete definir os rumos do país.

Nenhum comentário