A cidade de Castanhal foi um dos municípios paraenses contemplados pelas ações de conscientização sobre assédio sexual da Operação "Carnaval 2025", promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A iniciativa, que integra a campanha "Não se cale", buscou reforçar a importância do consentimento e informar a população sobre como e onde denunciar crimes sexuais.
No Distrito do Apeú, em Castanhal, as atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, Defensoria Pública (por meio do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero - Nugem), Delegacia da Mulher e 5º Batalhão de Polícia Militar. Durante as ações, foram distribuídos mais de 4 mil panfletos e adesivos com informações sobre o Disque-Denúncia 181, além de orientações sobre a importância de denunciar casos de assédio e violência sexual.
A delegada Ariane Santos, diretora da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), destacou a relevância da campanha para promover uma cultura de respeito e segurança. “A ideia é alcançar toda a sociedade, ressaltando que a importunação é crime e que os responsáveis serão punidos. Além disso, queremos mostrar às vítimas que o Estado está preparado para acolhê-las e garantir seus direitos”, afirmou.
A Operação "Carnaval 2025" contou com um efetivo reforçado de mais de 2.200 agentes de segurança em todo o Pará, além de 210 viaturas e 48 motocicletas. Em Castanhal, as ações reforçaram a segurança em locais como bares, restaurantes, casas de show e balneários, garantindo um ambiente mais seguro para foliões durante o período carnavalesco.
A campanha "Não se cale" segue como um marco na luta contra o assédio sexual, incentivando a denúncia e a conscientização em todo o estado. Em Belém, as ações continuam nos desfiles das escolas de samba, nos dias 22 e 23 de março.
Postar um comentário