Um fenômeno natural conhecido como rompimento de dique ocorreu na praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Pará, nesta quarta-feira (5/3). O fato, registrado após fortes chuvas, resultou no extravasamento de água acumulada nas dunas, formando uma erosão na areia da praia. A área foi isolada pela Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros confirmou que não houve vítimas ou danos materiais.
O geólogo Amilcar Carvalho Mendes, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, explicou que o fenômeno é resultado da saturação de água no sistema interdunas. “A água acumulada rompeu o dique natural e escorreu para a praia devido à declividade do terreno”, detalhou. Ele ressaltou que a maré alta cobrirá a área afetada em breve.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a grande quantidade de água fluindo pelo local. O 13º Grupamento de Bombeiros Militar (13º GBM) foi acionado e, junto a moradores, avaliou a situação de barracas próximas ao local do rompimento. A Prefeitura de Salinópolis foi comunicada para realizar a drenagem da área.
Enquanto isso, o trecho da praia permanece interditado. O Corpo de Bombeiros pede que banhistas e condutores evitem o local até a normalização da situação. “A erosão foi causada pelo represamento de água nas dunas devido às chuvas intensas”, informou o CBMPA em comunicado.
Postar um comentário