A Polícia Civil do Pará deflagrou, na terça-feira (15), a Operação Abril Laranja, com o objetivo de coibir crimes contra animais no municípi...
A Polícia Civil do Pará deflagrou, na terça-feira (15), a Operação Abril Laranja, com o objetivo de coibir crimes contra animais no município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção Animal (Depa), vinculada à Demapa, e contou com o apoio da Polícia Científica (PCE) e da Secretaria de Meio Ambiente local.
Durante as diligências, 15 pássaros silvestres de espécies diferentes, incluindo uma arara-canindé, e cinco jabutis foram apreendidos. Além disso, em uma das residências vistoriadas, foram encontradas cadelas com sinais de abuso sexual, levando à instauração de um inquérito policial por suspeita de zoofilia.
O delegado Leandro Lima, diretor da Depa, destacou que a operação atendeu a 21 denúncias anônimas e reforçou a importância das investigações. "Diante dos indícios, novas diligências serão realizadas para apurar os crimes", afirmou.
Ações de fiscalização e conscientização
A Operação Abril Laranja também atua em Belém e outros municípios com alto índice de denúncias de maus-tratos a animais domésticos, silvestres e exóticos. As ocorrências são recebidas pelo Disque Denúncia 181, e as equipes da Depa realizam vistorias e orientam a população sobre bem-estar animal.
Segundo o delegado Edson Azevedo, diretor da Demapa, cinco pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos, e cinco termos circunstanciados foram lavrados por captura ilegal de animais silvestres, crime previsto na Lei 9.605/98. Dois inquéritos por maus-tratos também foram abertos.
A operação continua em abril com ações integradas em outras cidades e na região metropolitana. A Polícia Científica fará perícias para confirmar casos de violência contra animais.
Fique atento: Denúncias podem ser feitas pelo 181 ou em delegacias especializadas.
Nenhum comentário