Criminosos roubaram fazenda e fugiram para Castanhal, onde foram interceptados pelo Tático do 3º BME no bairro Jardim das Acácias.
![]() |
| Criminosos presos pela PM haviam assaltado fazenda em São Francisco do Pará. Foto: 3BME Castanhal |
A noite de sábado, 3 de janeiro de 2026, foi marcada por uma intensa ação policial que mobilizou o Tático do 3º Batalhão de Missões Especiais (3º BME). O saldo da operação foi um suspeito morto em confronto e dois comparsas presos logo após um assalto a uma fazenda na zona rural de São Francisco do Pará.
Rastreamento e Localização
O crime teve início em São Francisco, onde o trio rendeu vítimas em uma propriedade rural e subtraiu diversos bens. O que os criminosos não esperavam era que uma das motocicletas roubadas possuía rastreamento ativo.
O Núcleo Integrado de Operações (NIOP) repassou as coordenadas em tempo real para as guarnições de Castanhal, informando que os suspeitos haviam entrado na cidade e seguiam em direção ao bairro Jardim das Acácias.
Confronto no Jardim das Acácias
Ao avistarem a viatura do Tático, os criminosos tentaram fugir em duas motocicletas: uma Honda/Bros e uma Honda/Titan. O condutor da Bros, um homem conhecido pela alcunha de “Neguinho”, disparou contra os policiais durante a tentativa de abordagem.
Em resposta à injusta agressão, os militares revidaram. No confronto, "Neguinho" foi atingido. Ele chegou a ser socorrido pela própria guarnição e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castanhal, mas o óbito foi confirmado pouco depois.
Prisões e Ficha Criminal
Os outros dois envolvidos, identificados como Valdir S. de O. Brito e Samuel C. de F., foram rendidos e presos no local. Durante a checagem de dados, a polícia descobriu que Samuel já era foragido da justiça, com um mandado de recaptura em aberto.
Arsenal e Objetos Recuperados
A operação resultou na apreensão de materiais utilizados no crime e na recuperação dos bens das vítimas:
- Armamento: 01 Revólver calibre 22, com munições intactas e uma deflagrada;
- Equipamento: 01 Dispositivo de choque elétrico;
- Comunicação: 04 Celulares (marcas Samsung);
- Veículos: Duas motocicletas recuperadas (Placas QVW9B89 e RXC1F18).
Todo o material e os detidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Castanhal para os procedimentos de praxe.

Postar um comentário